sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Uberabasuchus

Uberabasuchus terrificus

O Uberabasuchus terrificus cujo nome significa "Crocodilo Terrível de Uberaba", viveu há aproximadamente 70 milhões de anos durante o período Cretáceo, no Brasil, mais especificamente no estado de Minas Gerais. Era um crocodilomorfo terrestre, semelhante aos crocodilos atuais mas não possuindo nenhum parentesco com os mesmos. Possuía uma mandíbula poderosa com a qual atacava em bando cruelmente outros animais incluindo dinossauros, os comendo ainda vivos. Habitavam regiões próximas de rios e lagos.
Seu esqueleto fóssil encontrado em Peirópolis, bairro de Uberaba - MG, estava quase completo (cerca de 70% do esqueleto preservado), sendo um dos mais completos do tipo já descoberto no mundo. Esse esqueleto deve ter sido soterrado tão repentinamente que não teve-se tempo de ocorrer a decomposição, permitindo que permanecesse praticamente intacto. A posição das narinas comprova seus hábitos terrestres, pois está localizada mais na região frontal do que na superior. O posicionamento das pernas demonstra que era um bom corredor de longas distâncias.
O Uberabasuchus terrificus é membro da família Peirosauridae e tem parentes na Patagônia, Argentina e em Madagáscar, sendo que o seu parente mais próximo conhecido é o Mahajangasuchus insignis que habitava a ilha de Madagáscar. Este fato demonstra que mesmo após a separação dos continentes Sul-americano e Africano, ainda continuou existindo uma ponte de terra entre América do Sul e Madagáscar, que seria composta pela Austrália e Antártida.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário